O primeiro registro famoso de ação de marketing esportivo no Brasil, ainda que de maneira confusa, foi a criação do chocolate Diamante Negro. O doce foi uma homenagem ao centroavante brasileiro Leônidas da Silva, que havia sido artilheiro da seleção na Copa de 1938. Contudo, o jogador procurou a fabricante do produto assim que ficou sabendo e não se satisfez apenas por ter tido o apelido eternizado. Em vez disso, cobrou uma compensação financeira pelo uso de sua imagem para alavancar as vendas.

Atualmente podemos falar de mais um jogador de futebol que está sendo investido em sua imagem de marca (Marketing), o Lucas do São Paulo.

Os seus agentes que são os mesmo de Neymar( Wagner Ribeiro, e de Dayyán Morandi) estão criando estratégias de marketing para o jovem Lucas, lançando seus novos perfis na internet( site, twitter e facebook) assim como sua nova marca.
A imagem, que será exposta em produtos do jogador, mostra sua característica ajoelhada no chão, com os braços abertos, apontando para o céu, e as frases: EuQuero ,EuPosso ,EuConsigo.
A realidade é que o mundo online está tomando conta da vida das pessoas.
Existe a necessidade de estar perto dos fãs. Os novos perfis são uma estratégia para facilitar o acesso do público brasileiro e também do exterior.
Para essas estratégias darem muito certo, Lucas precisa continuar fazendo o que ele faz dentro de campo; gols ,jogadas de crack onde os adversários ficam procurando a bola e muito mais…
Ele agora ele é “uma empresa” e precisa sempre manter os serviços que presta em ótimas qualidades, para poder vender cada vez mais
Devemos ressaltar,contudo,que esses dois jogadores viveu e vive em épocas onde o marketing esportivo atua de maneira bem diferente uma da outra.
Como você pode ver no início desse post,o jogador Leônidas da Silva atuou dentro dos gramados em 1938.Bem diferente de Lucas,que é um talento da atual geração de jogadores de futebol.
Lucas conta com muito mais recursos tecnológicos, onde engloba preparo fisico,psicológico,assistência e amparo ao jogador de uma forma geral,recursos estes bem diferentes a serem utilizados no marketing da época de Leônidas da Silva.
Post criado por : Mônica Pavese Barbosa
Curso : Gestão Tecnológica em Marketing - UCB Realengo
Matrícula : 2011111227
Professora : Ana Martins

Nenhum comentário:
Postar um comentário