A indústria esportiva é o setor que mais cresce no mundo, segundo dados do site Arena Sports, em 1982 a indústria americana de esporte era composta de apenas 10 investidores, hoje essa realidade é de 3,4 mil empresas. No mundo todo o setor movimenta algo em torno de 1 trilhão de dólares.
Ainda de acordo com o site Arena Sports, nos EUA, a indústria do esporte gera US$ 613 bilhões por ano, representando 6,7 do PIB (É a primeira indústria do país, à frente da indústria automobilística).
Marketing Esportivo é a utilização do esporte como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional. É a mais nova e promissora área de marketing que atua dentro da indústria do esporte, movimentando bilhões em todo o mundo. O marketing esportivo possui duas vertentes:
- O marketing através do esporte: quando uma empresa utiliza o esporte como veículo de marketing.
- O marketing do esporte: quando uma entidade esportiva utiliza o marketing para atingir seus clientes, no caso os torcedores, fãs, etc.
Falaremos aqui da 1ª vertente.
O esporte hoje é, sem nenhuma dúvida, uma das maiores formas de comunicação mundial e justamente por isso esta área tem atraído tanto os olhares das empresas para marketing. Ele tem o poder de atrair para sim vários adeptos, seja de qual esporte for, assim como fãs dos clubes e atletas em geral. Esses últimos são fortíssimos formadores de opinião e excelentes expositores para as marcas, uma vez que a mídia atual está cada vez mais aberta ao esporte.
Imagine a exposição de uma marca estampada na camisa de um jogador de futebol no momento do gol, de um jogador de vôlei no momento do ponto ou ainda de basquete no momento da cesta. Essas e outras situações fazem com que as empresas tenham investido cada vez mais suas propagandas em clubes e eventos esportivos com patrocínios, apoios ou contratos de imagem. O retorno desse investimento geralmente é muito grande e por isso os valores desse mercado são tão elevados. O público desse tipo de marketing é absurdamente grande, principalmente quando envolve transmissões por televisão. Para se ter uma idéia dos valores, a Copa do Mundo de Futebol da África que aconteceu em 2010, tinha uma estimativa de gerar algo perto de US$ 3,3 bilhões de receita somente com marketing esportivo das empresas envolvidas.
No Brasil, o marketing esportivo é movimentado basicamente pelo futebol mas outros esportes tem surgido com potenciais investimentos de marketing pelas empresas, casos como: vôlei, basquete, stock car (torneio nacional de velocidade) e o mais recente UFC / MMA (luta).
Com os eventos esportivos mais importantes do mundo prestes a acontecer no Brasil (Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíadas 2016), as empresas mundiais que investem no marketing esportivo estão de olho em nosso país e os valores que devem ser investidos aqui serão estrondosos.
Postado por Thiago Carvalho
Perfil
Thiago é casado, aluno de marketing da Universidade Castelo Branco e gerente comercial da empresa INW Brasil Soluções.



Nenhum comentário:
Postar um comentário