Estamos na semana de um do eventos esportivos mais esperados do ano pelos brasileiros, o UFC 134 que acontecerá no Rio de Janeiro. Não sabe o que é o UFC? A sigla significa Ultimate Fighting Championship, que é uma organização americana de MMA (mixed martial arts), ou seja, um conjunto de artes marciais. O UFC organiza lutas e disputas de cinturão em várias categorias de peso em eventos super bem produzidos e muito bem patrocinados! As marcas estão investindo pesado nesse novo tipo de evento esportivo que já é famoso nos EUA e aparece como tendência aqui no Brasil. É interessante observar todo o marketing feito ao redor do UFC Rio e perceber o potencial do marketing esportivo no país. Quero analisar algumas açoes que envolvem o UFC Rio e mostrar como o marketing esportivo pode ser usado como estrategia de mercado.
Há algumas coisas que são absolutamente necessárias para que qualquer empreendimento do ramo marcial dê realmente certo. A primeira é uma boa parceria com um canal de televisão. Só este veículo garante exposição midiática em grande escala por todos os segmentos sociais, o que constitui o principal ativo na hora de negociar patrocínios e vender espaços publicitários.
Há algumas coisas que são absolutamente necessárias para que qualquer empreendimento do ramo marcial dê realmente certo. A primeira é uma boa parceria com um canal de televisão. Só este veículo garante exposição midiática em grande escala por todos os segmentos sociais, o que constitui o principal ativo na hora de negociar patrocínios e vender espaços publicitários.
A Rede TV investiu pesado junto com algumas marcas para transmitir o evento (já que havia transmitido alguns episodios com grande audiencia). Visto que seus concorrentes já estão transmitindo grandes eventos esportivos adorados pelo povo brasileiro como o futebol e a Fórmula 1 (Globo e Bandeirantes), a Rede Tv aproveita o evento para ser o canal do MMA. Os organizadores do UFC já manifestaram uma grande vontade de voltar ao Brasil devido a recepção do público. Porém ela não conseguiu vencer essa disputa, a Globo conseguiu um acordo com o UFC e passará a transmitir os eventos principais em sua grade.
O esporte consegue alcançar as emoções das pessoas, consegue unir diferentes públicos e repercutir de uma maneira muito grande. Eventos esportivos são uma grande plataforma de marketing, principalmente novos eventos que estão surgindo como tendência no país.
E se é preciso que o espetáculo seja capaz de oferecer à platéia uma dose suficientemente grande de disputa, de conflito, de “drama”. É este drama que irá prendê-lo na pontinha do assento, com a testa colada no televisor, pronto para tornar-se um fã. No caso do UFC na Globo, a qualidade do trabalho são fatores determinantes para seu sucesso em escala mundial. Pra quem não gostou da luta sendo narrada pelo Galvão, é um bom exemplo.
Anderson Silva
O lutador brasileiro é considerado o melhor de todos os tempos no UFC. Campeão da categoria peso médio desde 2006, Anderson é o queridinho de todos, principalmente dos brasileiros. A 9ine, empresa de Ronaldo Fenômeno, percebeu sua popularidade e resolveu agenciar o novo garoto propaganda do Brasil. A primeira medida que criaram foi o Twitter oficial do lutador que hoje já conta com mais de 455 mil seguidores. Era preciso primeiro criar um relacionamento entre Anderson e o público.
Depois surgiram as marcas: Corinthians, Burger King, Nike e Bozzano como patrocinadores. Elas viram em Anderson o garoto propaganda de grande impacto entre os brasileiros que antes era mais um lutador.
Anderson Silva
O lutador brasileiro é considerado o melhor de todos os tempos no UFC. Campeão da categoria peso médio desde 2006, Anderson é o queridinho de todos, principalmente dos brasileiros. A 9ine, empresa de Ronaldo Fenômeno, percebeu sua popularidade e resolveu agenciar o novo garoto propaganda do Brasil. A primeira medida que criaram foi o Twitter oficial do lutador que hoje já conta com mais de 455 mil seguidores. Era preciso primeiro criar um relacionamento entre Anderson e o público.
Depois surgiram as marcas: Corinthians, Burger King, Nike e Bozzano como patrocinadores. Elas viram em Anderson o garoto propaganda de grande impacto entre os brasileiros que antes era mais um lutador.
Postado por Guilherme Pinho
Estudante de Gestão em marketing da UCB Realengo, 2011150568



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